Hoje, sinceramente, por incrível que pareça, eu não sabia sobre o que postar. Provavelmente porque eu ainda tenho tanta coisa que gostaria de falar, que não soubesse por onde começar;
Enfim, resolvi falar sobre um mangá
shojo [que quer dizer menina ou moça em japonês – ou seja, são histórias para meninas, o que não quer dizer que meninos não possam ler ou não gostem... pelo contrário!] que eu simplesmente A-MO de paixão,
FRUITS BASKET.FURUBA [que é o “apelido” de F.B.] conta sobre uma garota órfã de 16 anos, Tohru Honda, que perdeu o pai quando ainda era pequena, e a mãe [uma ex-delinqüente juvenil que tinha como grande desejo que sua filha pudesse cursar o colegial, já que ela mesma só terminou o ginásio], em um acidente de carro, 3 ou 4 meses antes do começo da história.
Ela vai morar com o avô paterno, mas quando a casa dele vai entrar emreforma, ela resolve ir morar sozinha escondida em uma barraca no meio da floresta, para não “incomodar” nem sua família nem suas amigas [Arisa Uotani (que se veste como membro de gangue adolescente) e Saki Hanajima (que pode ler auras e tem "poderes psíquicos")].
Mas um dia, indo para a escola, Tohru encontra uma casa ali perto, e um monte de miniaturas em forma dos 12 signos do Juunishi [versão japonesa do zodíaco chinês - cachorro, rato, coelho, porco,vaca, dragão, serpente, tigre, ovelha, galo, macaco, cavalo] lhe chamam atenção.
E claro, ela nota que o gato [seu preferido, e meu também] não entra na lista, porque ele é “rejeitado” por causa da história que deu origem ao horóscopo chinês.
Encurtando a história o máximo possível: ela acaba descobrindo que ogaroto mais popular da escola, Yuki Souma, mora lá, com seus primos Shigure eKyo [com quem ele não se dá muito bem]; vai morar com eles depois de perder sua casa-barraca; descobre que a família Souma é “amaldiçoada”, e que se transformam em animais do horóscopo chinês quando estão fracos ou são abraçados por pessoas do sexo oposto, e tem de guardar o segredo; desperta a ira do chefe da família, Akito, a simpatia de todos os “amaldiçoados” e o amor de Kyo [que éo “representante” do gato].
O mangá, que foi lançado em 1999 e encerrado em novembro de 2006 no Japão[com 136 capítulos divididos em 23 volumes] e lançado no Brasil somente emabril de 2005, com encerramento em 2006 ou 2007 (não lembro), foi e é o maiorsucesso, e eu indico àqueles que se interessaram, que o procurem. Não é maispossível encontrá-lo nas bancas, mas há muitos lugares que vendem produtos decultura japonesa, e talvez ainda seja possível encomendá-los quanto por sitesde venda, como o site da editora que o lançou no Brasil,
JBCou o
Submarino. Ou então, procurar pessoas que o tenham epuderem emprestar.
“O título Fruits Basket vem de uma brincadeira (japonesa) de criança onde cada um deve ser uma fruta… por maldade (ela era órfã de pai, tinha uma mãe e família pouco convencional), os coleguinhas de Tohru sempre diziam que ela era um “bolo de arroz”. Mas Tohru não se importa em ser um bolo de arroz no cesto de frutas dos Sohma, pois tornou a vida de todos bem mais feliz e agradável com sua presença.” [Esse trecho e outras coisinhas foram retirados do site
Shoujo House]
- Mais sobre Furuba:
http://mangasjbc.uol.com.br/fruitsbasket/interna.php?secao=manga
- Para baixar o anime de Fruits Basket:
http://www.hinata.xpg.com.br/paginas/index2.php?page=[RaFa][FiLsk]/fruitsbasket.html
P.S.: O anime não é tão bom quanto o mangá, porque ele corta muuitas coisas da história, e só foi feito até um parte dela, ou seja, não é completo como o mangá [foram feitos somente 26 EPISÓDIOS – correspondentes aos 6 primeiros volumes da série]. Então, para aqueles que realmente se interessarem, eu sugiro que leiam o mangá!
Sweet Kisses - Letras das músicas do anime de F.B.:
http://letras.terra.com.br/fruits-basket/
- Mais sobre o estilo shoujo, para entender sobre ele:
http://www.shoujohouse.clubedohost.com/Shoujo/index_pri_1.htm